Thursday, September 12, 2013

Ao final, o que é importante para nos? 

"Clearly, then, saying that someone is an author is more complex than simply acknowledging that he or she has written or created something, or even that he or she has created something "great" or lasting. Who, after all, gets to determine what "great" is?"
The Theory Toolbox, Nealson and Girioux, p.10-11

Essa citação chama atenção ao que eu acredito ser uma das maiores dificuldades com o sistema de ensino que utilizamos. Durante nossa vida toda, vamos a aulas bem estruturadas com um professor que nos diz tudo que é "importante" para nos saber. Enquanto nos precisamos essa estrutura e com certeza muitas dessas coisas canónicas, como o Theory Toolbox chama-os, são importantes, quem é que pode dizer o que é e não é importante para um certo estudante. Mesmo tendo uma intenção boa, muitas vezes acho que nosso ensino só nos leva um ponto de vista bem particular e específico.

Por exemplo, todo mundo concorda que o Shakespeare ou os filósofos gregos são de grande valor, muitas teriam dificuldade falar a mesma coisa da banda de rock Kiss, ou qualquer outro. É verdade que muitas dessa coisas ainda não tiveram que passar a prova do tempo, mas também ninguem de nos vai passar essa prova! Para uma pessoa que não viverá mais que talvez 90 anos, quem pode dizer que Shakespeare é importante e rock não é.

Gostei muita da conversa que tivemos durante a aula sobre a cartomante. Muitas dessas coisas se mostram claramente no texto especialmente com o que Prof. Nielson diz sobre a importância da leitura cuidadosa. Com toda a literatura disponível em nossa época, eu acho nossa abordagem ao ler qualquer coisa tanto importante quanto o que nos lemos. Creio que podemos achar algum valor em quase tudo, desde que o examinamos criticamente, buscando alguma cois




No comments:

Post a Comment