Saturday, September 21, 2013


"Ninfa, doce amiga, fantasia inquieta e fértil, tu me salvaste de uma ruim peça com um sonho original, substituíste-me o tédio por um pesadelo
: foi um bom negócio e uma grave lição: provaste-me ainda uma vez que o melhor drama está no espectador e não no palco."

-Machado de Assis, A Chinela Turca

Essa citação fala exactamente sobre o assunto de que estavamos falando na aula. Isso sendo: que a leitura pode ser tão importante quanto o que o autor escreveu. Principalmente a última frase diz que podemos transformar uma leitura através da maneira em que lemos. Isso me lembra de uma citação por uma autoridade geral da igreja. Não me lembro exactamente quem foi, mas ele disse que uma vez alguém o perguntou o que ele fazia durante uma reunião sacramental aborrecida. Ele respondeu que nunca assistiu uma assim. O que ele quis dizer era que ainda numa circunstância menos que ideal, podemos encontrar aprendizado e significado se buscarmos.

Machado de Assis diz uma coisa bem similar. Ele salienta o fato de que depois de sair do autor, um texto pode criar sua própria significada. As vezes isso vai muito além do que aquilo que o autor pretendeu escrever e pode ser muito profundo. Ele diz que um leitor dedicado não fica satisfeito com o significado fácil ou aparente.

Com isso, ele nos convida a alargar nossas percepções ao ler. Se quisermos adquirir todo que um texto pode oferecer, precisamos analisar bem o assunto e tirar nossas próprias conclusões. Devemos também ter cuidado de uma leitura mal-educada ou ignorante

No comments:

Post a Comment