Thursday, October 17, 2013

Círculo Vicioso

Círculo Vicioso

Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:
- Quem me dera que fosse aquela loura estrela,
que arde no eterno azul, como uma eterna vela !
Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

- Pudesse eu copiar o transparente lume,
que, da grega coluna á gótica janela,
contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela !
Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

- Misera ! tivesse eu aquela enorme, aquela
claridade imortal, que toda a luz resume !
Mas o sol, inclinando a rutila capela:

- Pesa-me esta brilhante aureola de nume...
Enfara-me esta azul e desmedida umbela...
Porque não nasci eu um simples vaga-lume?

Machado de Assis, p. 138


             O que é que nos faz felizes? A poema mostra como não importa aonde nos nos achamos, sempre queremos estar em outro lugar. O poema explica esse sentimento complexo através de várias formas poéticas. Em verdade, esse sentimento de mal contentamento é um círculo. A maneira em que o próximo pensamento começa no último verso de cada estrofe na faz pensar no circular. Até o último verso do poema na leva de volta para o início.
   
Machado de Assis também usa de um sistema de rima redondo em cada estrofe. Para mim, esse técnico acelera o ritmo do poema cada vez mais. Parece que cada estrofe é menor do que o primeiro. Isso contribui ao senso de mal contentamento e velocidade. Talvez a técnica mais importante seja a personificação. Penso que por ser escrita do ponto de vista de objetos não humanos nos faz levar sério o conto. Isso poder aparecer contraditório, mas enquanto eu estava escrevendo minha redação sobre o cartomante, percebi que as pessoas têm dificuldade ver problemas sobre si mesmos por causa do ponto de vista subjetiva. O fato de Macho de Assis usar o sol e vaga-lumes e coisas assim nos permite sair da situação e fazer uma evacuação melhor de podemos aplicar à nos mesmos.

Como temos vistos em vários contos como A ilha desconhecida, A cartomante, A Baile Verde etc. muitos de nossos problemas sugerem porque não estamos felizes em nossas circunstâncias presentes. Macho de Assis aqui está fazendo comentário que não importa aonde estejamos, é mais nossa atitude. Nada realmente muda ao trocar lugar com alguém. Somos todos humanos e a maior tarefa que temos e aprender como ser feliz onde estamos.

No comments:

Post a Comment