Thursday, November 14, 2013

O Jeito de Olhar...

Bonitão-
Bem, esta é uma maneira de olhar as coisas. E toda coisa tem pelo menos duas maneiras de ser olhada. Uma de lá pra cá, outra, de cá pra lá. Entendeu?

Zé-
Não...

O Pagador de Promesas, Dias Gomes, p. 35

     Essa conversa fala sobre uma das coisas mais discutidas no mundo e na literatura. A subjetividade é uma coisa que surge em toda conversa. Todas as pessoas tem uma maneira de ver diferente do que o outro. Quem decide quem está certo e quem está errada? O que faz uma coisa correta ou incorreta? Podemos julgar qualquer pessoa por suas ações? Aqui o Bonitão usa dessa ambigüidade para obter o dinheiro que quer. Muitas vezes parece que as pessoas com muita experiência usam essa desculpa para ganhar uma vantagem sobre as pessoas que parecem mais ingênuas. A questão é essa, nossa habilidade fazer algo nos dá permissão faze-lo?

      Olhando de um lado, o lado de Bonitão, por que não faríamos qualquer coisa que nos beneficie? Quem inventou um grupo de regras que estão inerentemente bom ou mal? Se formos analisar a vida de um sentido bem secular vemos que na verdade não temos responsabilidade de nos sacrificar por mais alguém. O Bonitão pensa que está certo porque ele não está fazendo nenhum dano direto a Marli. Ela consentiu. Também os dois estão recebendo o que querem, ele o dinheiro, e ela, ele! Essa é um tipo de pessoa.


     O outro lado da questão é representado por Zé de burro. Ele vê o mundo como uma compilação de peças, ele sendo uma delas. Ele sente que porque faz parte do mundo tem uma responsabilidade cuidar das outras peças ao redor dele. Ele tem um coração bondoso que acha mais felicidade vendo outros receber coisas boas do que ele. Ele se sente uma parte de algo maior.
 

     Querendo ou não, os dois fazem parte de uma ideologia. Mesmo que as ações deles são completamente diferentes, os dois funcionam dentro de um sistema já feita pela sociedade. O Bonitão aprendeu do mundo que deve pegar tudo que pode, enquanto o Zé acredita que deve ajudar. Os dois aprenderam essas cosias em relação a outras pessoas.

No comments:

Post a Comment